quarta-feira, 19 de setembro de 2012

       O Partido da República (PR) surgiu por volta do ano 2000,tem como presidente atual Renan Araújo Barros, possui 1300 filiados e tem como princípios promover melhorias em todas as aréas que coresponde ao esporte,segurança,lazer,educação e saúde.

Observação:Dados favorecidos por meio de entrevista realizada com o atual Presidente do PR em 16/09/2012
Turma:2°A
Nome dos componentes:Bárbara,Demerson,Everson,Fernanda,Geovani,Givanildo,Juliana,Luciana e Mirela

TEXTO SOBRE POLÍTICA - III UNIDADE DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

                           A democracia, , a ditadura e a participação popular


            Numa sociedade em que o povo não pode exercer seus direitos, onde a liberdade de expressão é silenciada, onde as pessoas são impedidas de exercerem sua cidadania, acaba favorecendo a instauração de governo repressor, autoritário,criando, assim, uma ditadura.
          A democracia significa o poder do povo, ou seja, o povo deve decidir sobre todos os aspectos sociais, econômicos, que envolvem a sociedade em que vivem. Para isso, a sociedade elege seus representantes que, em nome de todos, tomam decisões optando sempre pelo que seja o melhor para os representados.
              Mas podemos perceber, ao longo da História, fatos que foram de encontro à democracia, como a ditadura militar em toda a América Latina, em que militares tomaram o poder e instauraram um governo repressor, silenciando os direitos do povo.
              Em todo o mundo existem casos de governos que foram ou ainda são ditadores, onde a população é impedida de exercer seus direitos, eleger seus representantes; as pessoas são obrigadas a aceitarem tudo o que o Estado lhes impõe, sem poderem reivindicarem o que desejam ou as agradam.
              Assim, para que a democracia seja verdadeiramente exercida, as pessoas precisam conscientizar-se da importância de se exercer corretamente os seus direitos, saber escolher seus representantes, cobrar do governo o cumprimento de seus deveres para com a sociedade como um todo, pois o mundo só será democrático quando aprendermos a reivindicar os nossos direitos.

Autores: Elder Reis e Moisés Santana /  3  A