quarta-feira, 15 de maio de 2013

Relatório sobre pesquisa de campo com os Idosos. Sociologia- atividade coordenada pela professora Mônica Ferreira dos Santos

Foram entrevistados cinco idosos na faixa etária entre 66 e 73 anos.Apenas  um disse que conhecia o Estatuto do Idoso e os outros não conheciam ,pois nunca acharam pessoas para explicar. Todos afirmaram ser bem tratados pelos familiares, mais nem todos são bens tratados em ônibus lotados ou em outros transportes públicos. A mesma coisa acontece em locais públicos: uns são bens tratados e outros não.   Todos os idosos disseram que o município de Água Fria não oferece oportunidade de lazer e bem estar social, pois não tem locais onde o idoso possa se divertir, fazer bordados, tricotar etc. Os idosos finalizaram dizendo que são muito bem amados e bem tratados pelos seus familiares e pela sociedade, de modo geral.

ALUNOS(AS)DO 2° A VESPERTINO:

CLAUDIA,JANILDA, LUZINETE,MARCELA,MARILIA.

Ser cidadão - texto solicitado pela professora de Sociologia, cujo tema foi Direitos Humanos e Cidadania



  Ser cidadão é ter nossos direitos respeitados e ter um papel na sociedade independente da nossa cor, raça, religião ou classe social, pois quando uma pessoa que tem uma boa aparência, em nossa sociedade, tem seus direitos mais facilmente reconhecidos; já aqueles que não tem aparência física ou  condição financeira estável ou melhor, sofrem mais discriminações, mas também tem seus devidos direitos perante a lei e a sociedade. Todos os cidadãos tem direito de lutar e garantir por todos os seus direitos que a sociedade possa lhe garantir.
 Eu me considero um cidadão, pelo fato de fazer parte da sociedade, e eu não quero saber qual será a opinião dos outros ao meu respeito , pois eu estou fazendo o meu papel na sociedade, que é garantir quais são os meus direitos. Mas nunca eu vou agradar a todos ,por isso eu não ligo as opiniões dos demais ao meu respeito.
  No sentido amplo do conceito eu não me considero um cidadão(literalmente)  , pois a maioria das outas pessoas não nos vêem  como uma pessoa que tem os direitos iguais perante a lei na sociedade;mas sim nos vêem como mais uma insignificante pessoa, pois os mesmos levam em conta classe social, cor, religião dentre outros fatores.

ALUNO DO 2°A VESPERTINO:
LUCIANO REIS

Ser cidadão - texto produzido a partir do tema estudado em Sociologia: Direitos Humanos e Cidadania

   Ser cidadão é a plenitude dos direitos civis, políticos e sociais no Brasil .A cidadania hoje é lutar pelos nossos direitos e deveres para poder conseguir o que queremos.Sei que para sermos cidadãos devemos acolher  crianças, idosos, adolescentes pois eles precisam gozar de todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana sem prejuízo e dar toda proteção que necessitarem. Cidadania é ter o direito de ir,vir sem ter medo de errar e ficar com nossa consciência limpa.
  Antes, mulheres não tinham o direito de votar,viviam sobre o domínio de pais,de maridos.Negros não tinham liberdade de trabalhar em certos lugares,pois os negros faziam trabalho escravo. Hoje nós temos o direito de escolher o que fazer pois somos cidadãos livres, todos iguais mesmo, sendo de raça e gênero diferente.

   ALUNO(A) DO 2°A VESPERTINO:
   LUZINETE ARAUJO

Relatorio sobre pesquisa de campo com os idosos-Sociologia

  

Nesse relatório apresentamos os depoimento de alguns idosos sobre o que eles acham dos seus direitos,e se são realmente cumpridos na nossa sociedade ou não.Alguns responderam que nem sempre  seus direitos são realmente cumpridos,e que, por serem  pessoas idosas deveriam ter prioridade nos seus atendimentos. Muitos acham que os mais jovens não respeitam os mais velhos o que demostra um ato de irresponsabilidade e imaturidade,pois a maioria dos adultos se comportam de uma forma que, quando  paramos para pensar , é pior do que uma criança ou adolescente, por causa de sua falta de educação e desrespeito com os idosos.
   Muitos dos idosos responderam que nos postos de saúde e demais lugares não são bem-tratados, pois os jovens de hoje não estão se importando com a idade das pessoas, e também que os atendimentos médicos e de enfermagem são de má qualidade, pois os funcionários tratam-nos como uma pessoa qualquer e sem respeito ou consideração pela idade deles.

ALUNOS DO 2° A VESPERTINO.

LUCIANO,ROSILENE,KARINA,JESSICA,JOELSON,LUCIENE,ELENICE,CASSIANA,UESLANE,REINALDO.