terça-feira, 25 de setembro de 2012

O PARTIDO DO PT (PARTIDO DOS TRABALHADORES)







SURGIU EM 1979, ONDE O PRESIDENTE É O JOSEVAN ALVES DOS REIS.
EM TODO O MUNICIPIO, ESTAO INCLUIDOS 120 AFILIADOS AO PARTIDO, EM QUE SUAS CONCEPÇOES POLITICAS ESTAO:
*SOCIEDADE MAIS JUSTA, IGUALITARIA, COM CONDIÇÕES DE OPORTUNIDADES.
*O PT ESTA A FAVOR DO POVO E QUER TER A OPORTUNIDADE DE DÁ O SEU MELHOR PARA A CIDADE.
COMPONENTES: ITALI, EDICLEIDE, VÂNIA, MARILENE, IVANILDES, EDNALVA, LEANDRO, DOMINGOS, ANTONIO, DIEGO E GILVÂNIA.
TURMA: 2ªB MATUTINO.

DIRETAS JÁ

                   A ABERTURA POLÍTICA E O MOVIMENTO "DIRETAS JÁ"          





O movimento pelas Diretas Já, em 1984, e a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral, em 1985, considerados marcos do fim da ditadura militar (1964-1985) e início da democracia brasileira, foram alvo de espionagem da Polícia Civil de São Paulo.

Da esquerda para a direita, FHC, Mora Guimarães (mulher de Ulisses Guimarães), Luci Montoro, Franco Montoro e Lula, na Praça da Sé em SP, em comício Pró-Diretas
 mostram que o extinto Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Civil mobilizou grande aparato de homens e recursos para monitorar todos os passos e personagens centrais do processo de abertura política, inclusive infiltrando agentes em atos e comicios.
Nem o governador do Estado na época, Franco Montoro, um dos principais articuladores do movimento pelas Diretas Já e chefe da polícia, escapou da espionagem do DCS. Partidos políticos, artistas, religiosos, jornalistas e até a Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, também foram vigiados pelos arapongas.
“As facções denominadas Gaviões da Fiel e Coração Corintiano, torcidas organizadas do E.C. Corinthians Paulista, também participaram da passeata trazendo uma bateria completa e cerca de 300 participantes empunhavam bandeiras do clube e faixas pedindo Diretas Já”, diz o relatório sobre o grande comício realizado no Vale do Anhangabaú no dia 16 de abril de 1984 e que reuniu um milhão e meio de pessoas.
                       
          
O dia 16 de abril de 1984 foi histórico para o Brasil. Nesta data, 1,3 milhões de pessoas se reuniam na Praça da Sé, em São Paulo, pedindo por eleições democráticas. Aliás, durante todo aquele ano, cidadãos de todas as partes do país se mobilizavam a favor das eleições presidenciais para a Presidência da República. Todas essas agitações fizeram parte do movimento das Diretas Já, iniciado em 1983, durante o governo de João Batista Figueiredo. Grande partidos da época, como o PMDB e o PDS, anunciaram seu apoio às atividades e, em pouco tempo, a população brasileira ia às ruas exigir a volta das eleições diretas.

Hoje, vamos falar um pouco sobre esse grande movimento político que mudou a história do Brasil.

O processo de abertura política

O primeiro passo para a campanha das Diretas Já foi dado pela insatisfação popular e da elite política do Brasil com o regime militar. Dessa forma, temos um contexto interessante. O povo brasileiro não tinha eleições diretas desde 1960 quando elegeu Jânio Quadros. Desde então, o regime militar instaurou políticas de repressão e de censura aos cidadãos.
A política militar não estava mais dando certo e, em 1979, o processo de abertura começou a aparecer. Por conta dos altos índices de inflação, desemprego e da dívida externa, o governo ditatorial foi obrigado a garantir o retorno de algumas liberdades a favor da democracia. Aqui podemos usar como exemplo, a reforma política que deu permissão à criação de novos partidos políticos, em substituição ao sistema bipartidário.

Novas ideias fervilhavam no cenário político do Brasil e novos partidos eram fundados, marcando o início de um processo de fragmentação político-partidário, bem parecido com os moldes que temos hoje. Esse pequenos partidos disputaram, em 1982, as eleições para os governos estaduais e demais cargos legislativos. Mediante esse novo quadro, membros de oposição da Câmara dos Deputados tentaram articular uma lei que instituísse o voto direto na escolha do sucessor do presidente João Batista Figueiredo. Em 1983, essa movimentação tomou a forma de um projeto de lei elaborado pelo deputado peemedebista Dante de Oliveira.

A Emenda Dante de Oliveira

Quando a chamada “Emenda Dante de Oliveira” começou a ganhar projeção entre os grupos engajados dos grandes centros, os partidos políticos iniciaram uma série de comícios convidando os civis a participarem da luta pelas eleições diretas. Essas ações passaram a ganhar vida nos meios de comunicação e passaram a ser chamados popularmente de Diretas Já.

Diretas Já para o povo

Para se ter uma projeção da popularidade da campanha, em janeiro de 1984, 300 mil pessoas participaram de uma ação na Praça da Sé, em São Paulo. Três meses mais tarde, o mesmo local na capital paulista, abrigou 1,3 milhões de pessoas. Mesmo realizando uma enorme pressão para que as eleições diretas fossem oficializadas, os deputados federais da época não se sensibilizaram mediante os enormes apelos. Com isso, por uma diferença de apenas 22 votos e um vertiginoso número de abstenções, o Brasil manteve o sistema indireto para as eleições de 1985. Para dar a tal disputa política uma aparência democrática, o governo permitiu que civis concorressem ao pleito.
O movimento fez com que aparecessem grandes nomes da nossa política como Ulysses Guimarães (senhor das Diretas), Luis Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, entre outros.
As eleições diretas para presidente do Brasil só ocorreriam em 1989, após ser estabelecida na Constituição de 1988.





  












































 COMPONENTES:  Amanda, Geovânia Fernandes, Joelma Alves e José Orlando. 3c vespertino