domingo, 26 de maio de 2013

                       

                                                    Cidadão do Bem

                       
                Em uma sociedade desigual;em que somos testemunhas diariamente de vários tipos de crimes e descriminações;muitas vezes paramos a nos perguntar o que vem a ser um cidadão?Eu sou um cidadão?Os jovens do meu município são cidadães?
             Direito de ir e vir;de dispor do próprio corpo;direito á vida;á liberdade de expressão;á propriedade;á igualdade perante a lei;direito de votar e de ser votado.São exemplos de alguns direitos civis e políticos que devem ser obrigatoriamente por lei destinados a todo e qualquer indivíduo habitante de um Estado  que seja livre;individuo este que ao estar em plena utilização destes direitos passa então a ser denominado cidadão.
           Considerando que usufruo destes direitos mesmo sendo eles na maioria das vezes desrespeitados,seja pelas próprios "Cidadães" ou até mesmo por alguns governantes;me considero sim um cidadão.
        Não percebo em grande parte dos jovens não só da minha cidade, mas também da grande maioria das cidades brasileiras, este titulo de "cidadão brasileiro" ser respeitado e ao mesmo tempo exercido por estes.
      Um individuo para que possa ser respeitado e admirado como um cidadão,deve pelo menos se comportar em meio a uma sociedade como um cidadão.
 
                          

                                                                               Givanildo Santos De Almeida

                                                                                              3°Ano A Matutino

                                                                 

                                                         

                                                    CIDADÃO


            Ser cidadão é ter direito á vida,a liberdade,igualdade,respeito.Ser cidadão é ter direito de ir e vir,é ter deveres a serem cumpridos,ter participação no destino da sociedade,ter direitos sociais, direito a educação, saúde e moradia.É poder dizer sem restrição o que bem lhe entender,é gritar,é lutar por seus ideais,ser cidadão é ser livre,de acordo com a sociedade isso é ser cidadão.

        Não acredito que sou um cidadão no sentido amplo das coisas.Não vejo muitas das coisas que dizem  que tenho direito serem cumpridos,não sou livre a sociedade me controla 26h por dia; que roupa vou vestir, que música vou escutar,que novela assistir,em quem votar,em quem acreditar,isso é ser livre?É ter direitos de expressão?Ser cidadão é ser manipulado como um fantoche e se isso é ser cidadão,se isso é ser livre,eu desconheço o que é ser cidadão.

       No meu município vejo os jovens cumprindo seus deveres exatamente como tem que ser;eles votam, ouvem músicas,torcem pelo teime de outro lugar só porque dizem que é o melhor,fazem tudo que a sociedade dita,são fantoches,são domáveis,são livres ao olhar de quem é cego.



                                                                Luciana Santos Oliveira 

                                                                                       3°ano A Matutino