quinta-feira, 29 de março de 2012

A NATUREZA SOCIAL DO HOMEM - SOCIOLOGIA/ EQUIPE OS INTEIRADOS - 1 A / MATUTINODOS

[ ...] O HOMEM É, POR NATUREZA, UM ANIMAL SOCIAL E POLÍTICO, QUE VIVE EM SOCIEDADE MAIS QUE TODOS OS OUTROS ANIMAIS, O QUE É EVIDENTE PELA SUA PRÓPRIA NECESSIDADE NATURAL. COM EFEITO, A NATUREZA PREPAROU PARA OS ANIMAIS O ALIMENTO, A VESTIMENTA DOS PELOS E, PARA DEFESA, OS DENTES, OS CHIFRES E AS UNHAS OU, PELO MENOS, A VELOCIDADE PARA A FUGA. O HOMEM, PORÉM,
NÃO FOI PROVIDO DE NENHUM DESSES MEIOS PELA NATUREZA, MAS EM SEU LUGAR LHE FOI DADA A RAZÃO PELA QUAL PUDESSE PREPARAR PARA SI, POR MEIO DAS MÃOS, TUDO ISSO. MAS UM INDIVÍDUO SOZINHO NÃO CONSEGUE PROVIDENCIAR TUDO, POIS, ISOLADAMENTE, NÃO É CAPAZ DE OBTER AS COISAS NECESSÁRIAS À SUA SOBREVIVÊNCIA. POR ISSO É NATURAL QUE O HOMEM VIVA EM SOCIEDADE. MAIS. OS OUTROS ANIMAIS SÃO DOTADOS DE DISCERNIMENTO NATURAL EM RELAÇÃO ÀS COISAS QUE LHES SÃO ÚTEIS OU NOCIVAS COMO A OVELHA QUE, INSTINTIVAMENTE, VÊ O LOBO COMO INIMIGO. ALGUNS ANIMAIS, ALÉM DISSO, CONHECEM POR INSTINTO NATURAL DETERMINADAS ERVAS MEDICINAIS E OUTRAS COISAS NECESSÁRIAS À SUA SOBREVIVÊNCIA. O HOMEM, PORÉM, POSSUI UM CONHECIMENTO NATURAL APENAS GENÉRICO DAS COISAS QUE LHES SÃO NECESSÁRIAS, PODENDO, ATRAVÉS DA RAZÃO, E PARTINDO DE PRINCÍPIOS UNIVERSAIS, CHEGAR AO CONHECIMENTO DAQUILO QUE CONCRETAMENTE LHE É NECESSÁRIO PARA A VIDA. CONTUDO, NÃO É POSSÍVEL UM INDIVÍDUO, ISOLADAMENTE, CONSEGUIR, PELA RAZÃO, CHEGAR AO CONHECIMENTO DE TODAS ESSAS COISAS. POR ISSO É NECESSÁRIO QUE O HOMEM VIVA EM SOCIEDADE, DE MANEIRA QUE UNS AJUDEM AOS OUTROS, CADA QUAL EMPREGANDO A RAZÃO NA PESQUISA DE COISAS DIFERENTES COMO, POR EXEMPLO, UM NA MEDICINA, OUTRO NISTO E OUTRO NAQUILO. E ISSO É AINDA MAIS EVIDENTE PELO FATO DE SER O HOMEM DOTADO DE LINGUAGEM, PELA QUAL UM PODE COMUNICAR AO OUTRO, DE MANEIRA PERFEITA, O PRÓPRIO PENSAMENTO. OS OUTROS ANIMAIS EXPRIMEM MUTUAMENTE AS PRÓPRIAS EMOÇÕES DE MANEIRA GENÉRICA, COMO O CÃO EXPRESSA SUA IRA LATINDO E OUTROS ANIMAIS CADA QUAL A SEU MODO. O HOMEM, ENTRETANTO, É MAIS COMUNICATIVO DO QUE QUALQUER OUTRO ANIMAL QUE VIVE GREGARIAMENTE, COMO O GROU, A FORMIGA E AS ABELHAS. ( SANTO TOMÁS DE AQUINO - MODERNA, 1996)


TEXTO POSTADO POR AÇUCENA FERREIRA ARAÚJO - 1 A


OBSERVAÇÃO: ESTE TEXTO TEM A VER COM O ASSUNTO ESTUDADO NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA, " A SOCIEDADE" E " A SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS", SENDO UMA ATIVIDADE PROPOSTA PELA PROFESSORA MÔNICA FERREIRA DOS SANTOS.

Um comentário:

  1. AÇUCENA,
    GOSTEI BASTANTE DO TEXTO POSTADO SOBRE A NATUREZA SOCIAL DO HOMEM, PORQUE ELE COMPLEMENTA AS DISCUSSÕES EFETUADAS NESTA UNIDADE, ATÉ ENTÃO, BEM COMO RESSALTA AS DIFERENÇAS ENTRE AS SOCIEDADES DOS ANIMAIS E DOS HOMENS. POR OUTRO LADO, A IMAGEM DE SALVADOR CONTEXTUALIZA AS TEMÁTICAS REFLETIDAS EM UMA COMUNIDADE DE GRANDES PROBLEMAS SOCIAIS, COMO É O CASO DA NOSSA CAPITAL DO ESTADO.

    PROF. MÔNICA FERREIRA DOS SANTOS

    ResponderExcluir