quarta-feira, 25 de abril de 2012

BBC - A História da Rede Globo - Doc. Proibido no Brasil

Sociologia


Primeira parte de um documentário que mostra a história da Rede Globo.


Documentário mostra o lado obscuro da Rede Globo destacando algumas artimanhas que colocaram a emissora como uma das mais poderosas do planeta.
O documentário mostra as relações estreitas que a Globo levava com a ditadura militar, mostra também as práticas de manipulação jornalística na cobertura de fatos, como por exemplo, a 1º manifestação das "Diretas Já" em que o "Jornal Nacional" mostrava a aglomeração na Praça da Sé como sendo uma comemoração do aniversário de São Paulo, e não como um movimento pelo fim da ditadura.

Mostra também o envolvimento da Rede Globo na tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impedir a vitória de Brizola no Rio de Janeiro e como a rede também manipulou a edição do debate das eleições de 1989, favorecendo ao candidato Collor e evitando o resultado que apontava Lula como vencedor. Mostra também como a Globo destruiu a que seria sua grande concorrente, a TV Jovem Pan, acabando com a sua parceira, a NEC.
Há depoimentos de várias personalidades, como Chico Burque, Leonel Brizola e Lula, entre outros.

A Rede Globo tentou impedir a veiculação do documentário no Reino Unido, mas não conseguiu, depois disso tentou comprar seus direitos autorais, mas também não teve sucesso. O governador de São Paulo, Fleury, demitiu o diretor do Museu da Imagem e do Som, que ousou apresentar o documentário em numa sessão.
Finalmente, conseguiu que o documentário fosse proibido no país. Mas a Internet veio a frustrar essa proibição. Hoje, mais de 700.000 downloads já aconteceram só no Youtube e no Google Video, sem falar nos outros meios, como Torrent, etc.
(Sinopse original do docverdade)


Geane, Larissa e Milena, 3ºA

Um comentário:

  1. Geane, Larissa e Milena;
    Muito bom o vídeo escolhido por vocês. Sem dúvida, por meio dele, podemos perceber melhor como os meios de comunicação de massas e, em especial a televisão, são utilizados nos processos de ocultação dos fatos, de domesticação e alienação. O Brasil, através de Rede Globo, por exemplo, ao longo de décadas usa desse recurso para acomodar e contribuir para uma acentuada aceitação passiva doo que nos é imposto e isso permanece, entre outros fatores, devido à nossa falta de conscientização política de que dá, também, através da educação.
    Abraços,
    Mônica Ferreira dos Santos

    ResponderExcluir