quinta-feira, 19 de abril de 2012

Indo além do conformismo


Filosofia e Sociologia







Atualmente, vivemos uma situação de comodismo. Fomos ensinados a simplesmente nos conformar com tudo o que nos é imposto, instruídos a calar a nossa voz diante daquilo que acontece à nossa frente. Quantas vezes nos deparamos com uma decisão tomada por nossos governantes, decisões essas que escondem uma ideia diferente daquela que nos é passada...? O que dizer do famoso “Bolsa Família”? O que ele realmente propõe? São perguntas como essas que devem ressuscitar em nossa mente.

É impressionante como adotamos o comodismo, como nós somos e estamos encostados a um pensamento estagnado... Que vontade de viver aquele tempo em que os jovens e estudantes gritavam por uma sociedade melhor e mais justa. Iam às ruas, não aceitavam as coisas já processadas. Onde está o pensamento crítico? Cadê o grito dos estudantes? Penso que os estudantes de hoje estão indo à escola apenas para reproduzir as ideias do sistema, estudantes que dizem: “Não gosto de política!”, não sabendo que a sua vida está extremamente ligada a ela... É muito triste ver pessoas, que são o futuro da nação, perdidas, sem referências, sem ideias, apenas reproduzido pensamentos impostos pelo sistema dominante.

Nós estudantes de colégios estaduais da Bahia, estamos passando por uma greve de professores, onde os maiores prejudicados somos nós e, no entanto, nos calamos e nos conformamos com toda esta situação. Reconheço que é justo que os professores – pessoas que exercem uma profissão nobre – devem sim ganhar um salário mais digno, entretanto devemos analisar as atitudes dos governantes em relação a tudo isso.

E quem é a parte mais prejudicada nessa história toda?


Elder Reis, Daniela Lima, Ludimila Almeida e Moisés santana, 3º A

Um comentário:

  1. MUITO BOM. ESSA POSTAGEM JÁ É UMA ESPÉCIE DE LUTA:
    A PALAVRA NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA!
    FICO FELIZ EM SABER QUE NOSSAS REFLEXÕES NÃO TEM CAÍDO NO VAZIO.
    VOCÊS DIZEM, NO TERCEIRO PARÁGRAFO, UMA VERDADE: LUTAMOS POR DIREITOS E OS ESTUDANTES TEM DIREITO A AULAS. O JOGO É ESSE: LUTAS E CONFLITOS DE INTERESSES SÃO UMA CONSTANTE NUMA SOCIEDADE DE CLASSES. LEMBRAM DE MARX? É ISSO AÍ...
    MÔNICA F. DOS SANTOS

    ResponderExcluir