terça-feira, 1 de maio de 2012



TERÇA-FEIRA, 1 DE MAIO DE 2012


                                AS ARMAS EUROPEIAS

     O texto a seguir é referente a superioridade militar, ou seja, a tecnologia bélica dos europeus na conquista da África.  

  ´´[...] Os dirigentes africanos não sabiam que as espingardas que eles usavam e armazenavam até então, de carregar pela boca, estavam inteiramente fora de moda, não podendo ser comparadas aos novos fuzis dos europeus, de carregar pela culatra, com cadência de tiro quase dez vezes superior e carga seis vezes mais forte, nem as novas metralhadoras maxim, ultra rápidas. O poeta inglês Hilaire Belloc resume bem a situação: aconteça o que acontecer, nós temos a metralhadora e eles não.




                                     O JARDIM HERMÉTICO





Louis Cattiaux, Maria Paritura
A alquimia simboliza tudo o que o homem pode aspirar a atingir espiritualmente em seu presente estado. As promessas do ouro, da longevidade e da saúde são todas símbolos da regeneração interior. Remetem à Idade do Ouro da tradição indo-européia, presente tanto nos escritos platônicos quanto na tradição da Índia Antiga. A alquimia é o grande símbolo do caminho iniciático, caminho solitário e penoso, cheio de impasses, mas que é o único caminho a seguir para que possamos voltar à Casa. Através de teus próprios esforços, tente compreender
esta Arte.
                 

               
         COMPONENTES: Pedro, Rosimeire, Suane, Tacio, Noeli, Tiene, Tamara, Telma, Tiago e Uilian.

                                                1°A

Um comentário:

  1. Caros alunos,
    Gostei das postagens de vocês, apesar de não ter visto uma relação (comentário do grupo) entre o " Armas Europeias" com os assuntos discutidos. Sei que estão relacionadas à questão do Poder e das Desigualdades, mas é conveniente sempre apresentar os textos de forma contextualizada, pois nossos visitantes podem não entender o porquê de tais inclusões aqui no Blog.
    Abraços,
    Mônica Ferreira dos Santos

    ResponderExcluir