sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Nelson Mandela





             Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da áfrica do Sul de 1994 a 1999.Seu nome completo é Nelson Rolihlahla Mandela ele é o principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo Sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.
                 De etnia Xhosa, Mandela nasceu no pequeno vilarejo de Qunu, distrito de Umtata, na região do transkei. Aos sete anos, Mandela tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola onde lhe foi dado o  nome inglês "Nelson".
                   Seu pai morreu logo depois, e Nelson seguiu para uma escola próxima ao palácio do regente. Seguindo as tradições Xhosa, ele foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o instituto Claskerbury, onde estudou cultura ocidental.
            Como estudante do direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros, mestiços e indianos direitos políticos sociais e econômicos. Em 1942 uniu-se ao congresso nacional Africano e dois anos depois fundou com paceiros a liga jovem do CNA.
            Depois da eleição de 1948, Mandela tornou-se mais ativo no CNA, tomando parte do congresso do povo que divulgou a carta da liberdade-documento contendo um programa fundamental para a causa anti-apartheid.
              Em 1961, ele se tornou comandante do braço armado do CNA, o chamado lança da nação ou MK fundado por el e outros. Mandela coordenou  uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo e viajou para a Argélia para treinamentos paramilitar.
           Em agosto de 1962 Nelson Mandela fo preso após informe da CIA a policia Sul-africana, sendo sentenciado a cinco anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves.Em 1964 foi condenado a prisão perpetua por sabotagem e por conspirar para ajudar outros países a invadir a África do Sul.
  Nelson foi liberado em 11/02/de 1990 por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk.
Em 1993 Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o prêmio Nobel da paz.
            Após o fim do mandato em 1999, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos.
    Em 2003, Mandela fez alguns pronunciamentos atacando a politica externa do presidente Norte-Americano Bush. Ao mesmo tempo, ele anunciou seu apoio á campanha de arrecadação de fundos contra a AIDS chamada "46664" seu número na época em que esteve na prisão.
         Em junho de 2008, aos 85 anos, Mandela anunciou que se retiraria da vida pública. Fez uma exceção, no entanto, por seu compromisso em lutar contra a AIDS.
        A comemoração de seu aniversário de 90 anos foi um ato público com shows, que ocorreu em Londres, em julho de 2008, e contou com a presença de artistas e celebridades engajadas nessa luta.

Algumas frases de Nelson Mandela

- "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos." 
- "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação." 
- "Não há caminho fácil para a Liberdade." 
- "A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre." 
- "A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias." 
- "A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo." 

Dia Internacional de Nelson Mandela

- A partir de 2010, será celebrado em 18 de julho de cada ano o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.

Livros (obras principais):

- Nelson Mandela - A Luta da Minha vida (1989) - autobiografia

- Conversas que tive comigo (2010)

- Vencer é Possível (1998) 



Colégio: Estadual João Durval Carneiro.
Componentes: Anailson, Camila Santana, Edvaldo Sales, Elaine Santos, Elizabete Lopes, Kêda Tawanny, Laiane Fernandes, Leilane Souza e Tiele de Jesus.
Série: 1º ano turma- B   Turno- Matutino
Professora: Mônica Ferreira.
Disciplinas: Filosofia e Sociologia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário