terça-feira, 24 de abril de 2012

Alguns aspectos da Filosofia e da Sociologia

A Filosofia é pensar e refletir sobre a vida. A filosofia nos leva a perguntar o que queremos ser, o que estamos fazendo. Ela nos leva a perceber a realidade.

A Sociologia tem como objetivo compreender e explicar o que acontece na sociedade, o que permanece e o que se transforma e como ocorrem as transformações. Também indica pistas sobre os rumos que podem tomar todas as nossas ações na sociedade.
Quando a Sociologia adota uma postura crítica, revela aspectos da sociedade que indivíduos ou grupos tentam ocultar por jogos de interesses, geralmente desfavoráveis as pessoas menos esclarecidas.
Uma das preocupações da Sociologia é formar indivíduos independentes, capazes de pensar por si próprios, e capazes de propor e agir para mudar tudo aquilo que achamos que devemos transformar para melhor.

Fabiana Silva - 1 A matutino

Um comentário:

  1. Fabiana Silva,
    Gostei de sua contribuição neste projeto, mas sugiro que não publique o que consta no livro didático, pois nosso objetivo é ampliar aquilo que vimos em sala de aula. Mesmo assim, considerando que nem todos temos, por vezes, acesso a outras formas de expressão, inicialmente ficamos inibidos para usar de nossa criatividade e imaginação.
    Não tome esse comentário como crítica negativa e
    sim como um incentivo para buscar, para criar, para melhorar a cada dia, pois sei de sua capacidade e também das dificuldades quando se nos deparamos com o novo em nossas vidas e, para muitos de vocês, do primeiro ano, a Filosofia é
    uma disciplina ainda vista como difícil, devido ao fato de nunca a terem visto de forma mais sistemática e condizente com o nível de escolaridade de vocês.
    Continue, cresça e nunca desista.
    Abraços,
    Mônica Ferreira dos Santos

    ResponderExcluir