terça-feira, 2 de outubro de 2012

O golpe militar de 1964 e a repressão aos direitos civis e politicos





O golpe militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos  em 31 de março de1964 no Brasil, e que culminaram no dia 1º de abril de 1964, com um golpe de estado que encerrou o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jongo.

Os militares brasileiros a favor do golpe costumam designa-lo como revolução de 1964 ou contrarrevolução de 1964.
Jango havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo partido trabalhista brasileiro (PTB), na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros do partido trabalhista nacional (PTN) à presidência apoiado pela união democrática nacional (UDN).
O golpe estabeleceu um regime alinhado politicamente aos Estados Unidos e acarretou  profundas modificações na organização política do país, bem como na vida econômica e social.
Todos os cinco presidentes militares que se sucederam desde então declararam-se herdeiros e continuadores da revolução de 1964.
O regime pôs em pratica vários atos institucionais, culminando com o AI-5 de 1968, que vigorou até 1978. A constituição de 1946 foi substituída pela constituição de 1967 e ao mesmo tempo ocorreram a dissolução do congresso brasileiro a supressão de liberdades individuais e a criação de um código penal militar que permitiu ao exercito brasileiro e a policia militar do Brasil pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas suspeitas além de impossibilitar qualquer revisão judicial, sendo ele um regime de muita repressão aos direitos civis e políticos da sociedade, violência e censura. 


O regime militar de 1964 durou até 1985, quando Tancredo Neves eleito, indiretamente, o primeiro presidente civil desde 1960.


Componentes: Gilson Barreto
                                    Ivonete Barreto
                        Janilton Pinto
                        Naiane Maciel
                        Paula Grazielle
                        Rebeca Souza
3º C Vespertino

Nenhum comentário:

Postar um comentário