quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ser cidadão - texto solicitado pela professora de Sociologia, cujo tema foi Direitos Humanos e Cidadania



  Ser cidadão é ter nossos direitos respeitados e ter um papel na sociedade independente da nossa cor, raça, religião ou classe social, pois quando uma pessoa que tem uma boa aparência, em nossa sociedade, tem seus direitos mais facilmente reconhecidos; já aqueles que não tem aparência física ou  condição financeira estável ou melhor, sofrem mais discriminações, mas também tem seus devidos direitos perante a lei e a sociedade. Todos os cidadãos tem direito de lutar e garantir por todos os seus direitos que a sociedade possa lhe garantir.
 Eu me considero um cidadão, pelo fato de fazer parte da sociedade, e eu não quero saber qual será a opinião dos outros ao meu respeito , pois eu estou fazendo o meu papel na sociedade, que é garantir quais são os meus direitos. Mas nunca eu vou agradar a todos ,por isso eu não ligo as opiniões dos demais ao meu respeito.
  No sentido amplo do conceito eu não me considero um cidadão(literalmente)  , pois a maioria das outas pessoas não nos vêem  como uma pessoa que tem os direitos iguais perante a lei na sociedade;mas sim nos vêem como mais uma insignificante pessoa, pois os mesmos levam em conta classe social, cor, religião dentre outros fatores.

ALUNO DO 2°A VESPERTINO:
LUCIANO REIS

Um comentário:

  1. Luciano, gostaria de ver aqui postado o texto que originalmente li e corrigi em sala de aula, pois era mais autêntico, menos formal e empregava uma linguagem muito apropriadamente sua, feita no calor da emoção.
    Certas vezes, concertar um texto pode fazê-lo perder a originalidade.
    Abraços,
    Mõnica Ferreira dos Santos

    ResponderExcluir